terça-feira, 22 de julho de 2008

Festa Julhina no Apostando no Futuro

Com quase duas centenas de crianças, jovens e adultos, aconteceu no pátio decorado do Clube Ginástico Desportivo a Festa Julhina promovida pelo projeto Apostando no Futuro.
Entre as atrações uma quermesse com música, dança e brincadeiras como pescaria, boca do palhaço, jogo da argola com premiações para os vencedores e claro as barraquinhas de cachorro-quente, doces e comidas típicas da Roça.
Também presente uma exposição dos alunos do Apoio Escolar com cartazes desenhados com o tema festas juninas e trabalhos manuais do grupo de mães com destaque para as bonequinhas, as almofadas e principalmente para a Mandala do Apostando no Futuro.

O pequeno Yuri dançou a quadrilha com os coleguinhas e depois da apresentação, nada de ir embora, a tarde ainda reservava para as brincadeiras, sua preferida foi à pescaria.

Thiago também se apresentou vestido a caráter na quadrilha, após o compromisso, ele aproveitou os joguinhos como a boca do palhaço. "Gosto de festa julhina, vim para dançar e brincar”.
“Está bem legal", disse Juliana que também se encantou com as brincadeiras. "Gosto da pescaria e da brincadeira de jogar bolinhas para acertar a boca do palhaço para ganhar os prêmios, já ganhei dois".

Mais uma vez foi um grande evento de integração do Apostando no Futuro que aposta na transformação!
Podemos ver as fotos com animação no site do youtube:

http://br.youtube.com/watch?v=h6fhGDfhTjs

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Apostando no Futuro - Fundação CESGRANRIO

No ano de 2003, a Fundação CESGRANRIO iniciou a implantação de um projeto de Desenvolvimento Social Local, com metodologia inovadora, realizando, como primeiro passo a Análise Situacional de quatro comunidades de baixa renda circunvizinhas à CESGRANRIO, no Rio Comprido, que foi realizada em estreita parceria com os líderes locais.
O relatório final, que contém a análise de todos os dados e informações obtidas, foi validado pelos líderes e moradores das quatro comunidades. Junto com eles, foram estabelecidas as ações prioritárias que estão sendo desenvolvidas com vistas à melhoria da qualidade de vida daquelas comunidades.
O passo seguinte foi convidar órgãos não-governamentais com expressiva experiência na área social, a fim de estabelecer parcerias, para a implementação das ações, depois de serem desenhadas, em conjunto, pela Cesgranrio, pelos líderes comunitários e pelas organizações.
Além dos primeiros parceiros convidados – OMEP/RJ, AMAR, Instituto XEROX/ JPMONTEIRO e Fundação Roberto Marinho-, outros se agregaram ao projeto, como voluntários: Colégio da Aplicação (CAP), da UERJ; Ordem de Malta; Secretaria de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro, Hospital Pedro Ernesto da UERJ, Folha Dirigida e Associação de Moradores do Complexo Paula Ramos.
Cabe à CESGRANRIO o apoio financeiro, a supervisão das ações e a avaliação contemplando a questão do mérito, no que se refere à qualidade intrínseca das ações e à sua relevância, aos resultados, repercussões e possíveis impactos.Com este projeto, a Cesgranrio busca desenvolver uma metodologia própria para projetos de desenvolvimento social local, definindo indicadores sociais para apoiar o processo de avaliação de programas, projetos e ações na área social